sábado, 21 de março de 2015

Primeiras impressões sobre o curso de Letras EAD

tecnologia

Farei uma atualizada sobre as minhas primeiras impressões da faculdade a distância. Para quem não sabe vou dar uma resumida, já sou formada em Publicidade e Propaganda, mas não me encontrei nessa profissão. Por isso, depois de muito pensar, conversar com pessoas do meio, resolvi agora fazer Letras, que já era a minha 2ª opção na época do vestibular (depois da Publicidade).

Por eu trabalhar o dia todo, resolvi fazer uma faculdade a distância. Muitos podem falar que não é a mesma coisa, mas se você pensa assim te convido a assistir uns vídeos sobre graduação a distância que coloquei em um post aqui no blog (veja AQUI).

Estou fazendo o curso de Letras EAD pela Universidade Estácio de Sá, e minhas aulas começaram agora em março de 2015. Fiz minha grade com as 6 disciplinas do 1º período, mas conforme fui estudando e vendo como eram as aulas, resolvi excluir uma. Tomei essa decisão, pois quero realmente me dedicar as aulas e as disciplinas que estou fazendo no momento e quero fazer isso bem feito. Então, para não ficar na correria e fazer de qualquer jeito, achei por bem a excluir.

As disciplinas que faço são: Oficina Literária, Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação, História da Educação no Brasil, Educação Especial e Educação Ambiental. As aulas são no formato de "slide on-line", onde você vai passando a matéria e no final de cada aula de cada disciplina tem uns exercícios de fixação sobre o que foi acabado de ver, como também uma vídeo aula gravada por professores sobre esse conteúdo que foi dado.

Junto a isso, você tem arquivos de MP3 (dessas vídeo aulas gravada pelos professores) e PPT (PowerPoint) onde você pode baixar, o que facilita muito. Vale a pena mencionar que a Estácio disponibiliza esse material também em libras, para estudantes com necessidades especiais.

O aluno ainda tem que participar dos fóruns, que vale ponto (somado a avaliação), e é um espaço para discutir e responder alguns questionamentos vistos nas aulas apontados pelos professores. Ainda temoos as atividades estruturadas, que nada mais é do que um trabalho que contempla o conteúdo programático de tal disciplina, os relacionando com fatos reais da atualidade.

Entenderam agora o motivo que excluí uma disciplina? Para quem já fez alguns curso a distância, sabe o quanto é puxado e como depende inteiramente do aluno. Se você não correr atrás, estudar sempre, ninguém vai fazer isso por você. Afinal, quem faz a faculdade é o aluno.

Sobre a minha forma de estudo, estou fazendo o seguinte, cada dia estudo um pouco. Nem que seja uma aula por dia, assim não acumula matéria, até porque só estudo no período da noite, e acho que esse é o segredo de qualquer curso a distância é esse. Já nos trabalhos e fóruns estou fazendo o mesmo. Nos fins de semana que tenho mais tempo, consigo me dedicar bem mais. Apesar de ainda estar bem no começinho, estou amando o curso e amando estudar todas essas disciplinas.

Já até passou pela minha cabeça 'Por quê não fiz Letras antes?', mas acho que toda experiência é válida e te acrescenta como pessoa. Sei que a Publicidade não foi em vão na minha vida, me ajudou, como ainda pode me ajudar de alguma forma lá na frente quando estiver lecionando.

33 comentários:

  1. Oi, Renata, as aulas começaram dia 09 e, nossa! realmente é muito puxado, muita coisa pra ler e estudar, tem que se dedicar e ter disciplina senão a gente se enrola toda com a matéria que vai só acumulando! Estou com seis matérias, além destas mesmas que você fez no 1º semestre, tenho também Cultura Clássica: Contribuições Linguísticas. Gostando bastante do conteúdo, temas interessantes. Muito obrigada pelas dicas, estou amando seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia, muito obrigada pelo carinho!!! Realmente é bem puxado nesse sentido porque nós mesmo fazemos nossos horários.. Mas o curso é bem tranquilo, dá para aprender muito bem! Acho que não perde em nada para o presencial. É só uma questão de hábito mesmo, para nos organizar nos estudos. Fico feliz que esteja gostando das disciplinas! Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata, estou pretendendo cursar pedagogia pelo EaD e confesso que estou com alguns receios.. encontrei seu blog, fazendo algumas pesquisas a respeito. Existe preconceitos no mercado de trabalho, para quem cursou EaD? Tenho medo de não ser aceita

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata, estou pretendendo cursar pedagogia pelo EaD e confesso que estou com alguns receios.. encontrei seu blog, fazendo algumas pesquisas a respeito. Existe preconceitos no mercado de trabalho, para quem cursou EaD? Tenho medo de não ser aceita. E também, tem medos das provas, eles passam a matéria respectiva pra estudar?
    Obrigada desde já...

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávia! Sobre a questão de ser bem aceita a faculdade EAD no mercado de trabalho posso falar em relação a colegas que tenho formados em outras universidades EAD. São professores (Ed. Física, História) e analistas de sistemas que trabalham na área em que estudaram. Eles não tiveram nenhuma dificuldade de ingressar nas suas profissões, acho que o que conta mais é o seu conhecimento na área que pretende atuar. Já sobre as provas no EAD, temos 10 aulas de cada disciplina para estudar e no fim fazemos as provas referentes as essas aulas. Confesso que é muito conteúdo, mas dá para fazer!
    Qualquer coisa só entrar em contato novamente.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Olá, Renata!!
    Em primeiro lugar, quero dizer que amooo seu blog. Ele tem me dado muitas orientações acerca dos estudos. Também faço Letras - Inglês EAD na Estácio, comecei agora... mas tenho tido algumas dificuldades, pois como você bem disse em um de seus posts, é preciso dominar o idioma e eu, embora goste muito de inglês, não o domino. Isto tem me feito repensar, pois também sou apaixonada pelo nosso Português, inclusive dou aulas para concurso e os alunos sempre se saem bem. Optei por Inglês por causa do mercado, dizem que é mais amplo, há mais oportunidades de emprego, isso é verdade? Amo Português e, sobretudo, nossa riquíssima Literatura e gostaria de uma opinião sua.
    Muito obrigada e beijos,
    Ana Rosy.

    ResponderExcluir
  7. Oii Ana, que bom saber que você ama nossa Língua Portuguesa e já dá aulas!! Realmente, o curso de Inglês é necessário um conhecimento prévio do idioma.. Bom, acho que são licenciaturas com propósitos diferentes. A Língua Portuguesa é bem comum durante toda nossa vida escolar, e nos cursos pré-vestibulares e preparatório para concurso público o foco é outro. É entender e desmistificar a nossa língua que é bastante complexa e que muitas vezes ficou devassada desde a época escolar. Já o curso de Inglês, o foco desde sempre é as oportunidades do mercado de trabalho, são as oportunidades que a pessoa pode ter ou até perder por não falar um idioma. Meu pai mesmo era engenheiro em uma grande empresa e sentia muita falta do inglês, pois tinha reuniões via skype com pessoal lá de fora que falavam inglês. Quando novo não teve oportunidade de estudar e depois sentia-se muito velho para aprender um idioma. Então ele nos matriculou (eu e minha irmã) em um curso de inglês, pois via o quanto o inglês fez falta para ele e não queria que isso acontecesse conosco no futuro. A gente que não deu muito interesse, assim como ele gostaria.. Mas um dia ainda pretendo voltar a estudar inglês.
    Resumindo, parece que nossa Língua Portuguesa aprendemos e estudamos para passar em provas (seja na escola, pré-vestibular e concurso). Já o inglês é bem focado no futuro profissional, independente da fase da vida que estivermos.
    Ufaaaa, demorei para responder seu comentário, mas escrevi pra caramba..rs
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. OI RENATA! ESTOU REALIZANDO O SONHO DA MINHA VIDA,DE ESTAR CURSANDO LETRAS...POR FALTA DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS,NÃO TIVE ESCOLHA,E ACABEI OPTANDO PELO ENSINO EAD.ESTOU GOSTANDO MUITO,MAS NÃO TÔ CONSEGUINDO ME ORGANIZAR COM AS MATÉRIAS...NÃO SEI DE QUANTO EM QUANTO TEMPO MUDAM OS CONTEÚDOS APRESENTADOS,DE QUANTO EM QUANTO TEMPO SÃO AS PROVAS.QUERO MONTAR UMA GRADE DE HORÁRIOS URGENTE!MUITO OBRIGADO!!SEU BLOG É MUITÍSSIMO VÁLIDO!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fabricia! Que lindo, adorei ler seu comentário! Que bom que está realizando seu sonho e que te ajudo de alguma forma!
    Eu costumo estudar o conteúdo online (aula 1 a 10), assisto as videoaulas quando estou com dúvida..
    No começo a gente se sente um pouco perdida mesmo, mas depois a gente pega o ritmo!
    Costumo fazer uma aula pelo menos por dia (daquelas aulas que vão de 1 a 10).
    No dia que não estudo, vejo se depois faço 2 aulas para compensar.
    Quando as aulas são grandes (mais de 25 slides) eu faço metade em um dia e a outra metade no dia seguinte.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Leila Cristina Rodrigues Angelim27 de setembro de 2017 06:06

    Oi Renata, bom dia!

    Iniciei o curso de Letra Português presencial esse ano no 2º semestre.
    Estou pensando em sair do presencial e ir para o EAD, por questão financeira.
    Tenho muito medo de não me adaptar as matérias, pois estou gostando muito de cursar Letras.
    As disciplinas são difíceis? Se eu estudar uma matéria por dia, consigo acompanhar? Como funciona a avaliação?
    Tenho muitas duvidas e receios...

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leila!! Gosto muito do EAD e me adaptei bem sim. Estudando um dia cada disciplina consegue sim. A maior dificuldade do EAD é realmente você se disciplinar para para um tempo para estudar. As provas são realizadas no computador da universidades com perguntas discursivas e objetivas.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Oieee, tô pensando em cursar agora o curso de letras inglês EAD na Estácio, vc recomenda? Tem boa reputação o curso? Tô doida pra fazer a inscrição logo rs adorei seu blog e comecei a seguir... Beijos e feliz ano novo!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Erica!!! Eu recomendo muitoooo!!! Gostei muito do curso.. Nunca tive problemas com a universidade. Sem contar que me adaptei super bem ao sistema do EAD. Super beijo!

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou apaixonada por Inglês, e sempre tive bastante facilidade em aprender esse idioma.
    Ultimamente, estava pensando em fazer LETRAS INGLÊS, será que vale a pena pra mim que amo esse idioma? vou ter muito contato com o inglês nas matérias, ou será tudo em português??? O fato de fazer a distância e não praticar o idioma, não é ruim???
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  15. Brigada pela resposta, já me animei muito mais... Beijuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  16. Que bommm!!! Fico muitoo feliz com seu feedback!
    Boa sorteee.. Se precisar estou aqui.
    Aqui no blog tem uma categoria chamada: EAD - Educação a distância.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Oi, Adrianaa!!! Sobre o curso de Letras - Inglês, eu não tenho conhecimento, pois fiz português.. Mas tenho uma amiga que posso te indicar..
    O nome dela é Aline e faz o curso de Letras Inglês pela Estácio EAD: https://allaboutenglishsite.wordpress.com ou no instagram: @soudeletrasingles.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Amanda Rosa Burjato7 de fevereiro de 2018 05:15

    Olá Renata, td bem?
    estou interessada em ingressar no curso de Letras - EAD.
    Sou formada em Administração mas também nao me encontrei nesse curso.
    Poderia me dizer se finalizou ja a faculdade? EAD sao 3 ou 4 anos de letras? vc gostou?

    ResponderExcluir
  19. Oi, Amanda!! Também parti para minha segunda graduação e fiz Letras em 3 anos.. A grade é de 3 anos, mas é bem extensa. Dá uma olhada porque parece que a Estácio andou mudando algumas coisas em relação a isso. Beijocas

    ResponderExcluir
  20. Acabei de me forma em gestão de recursos humanos mais é uma área que não tenho oportunidade nem experiências, sinceramente não vejo futuro para mim nesta área, enquanto letras sempre foi uma vontade interna que nunca dei importância ultimamente estou revendo os meus conceitos e escolhas e pensando em fazer letras ead, o problema é que estou desempregada e não tenho como pagar isso complica, onde moro tem uma universidade publica que esta atrasada quase um ano por causa de greves então se eu for estudar por ela só iniciarem meus estudos daqui a um ano além de ter que encarar o dificil vestibular dela...
    Se eu tivesse como manter com certeza faria , vai ficar por enquanto nos planos, também não quero esperar muito por mim eu começava semana que vem este curso.

    ResponderExcluir
  21. Oi Renata, parabéns pelo blog. Tranquei a faculdade de letras faz mais de dez anos, mas quero voltar, e a opção de EaD é interessante. Como também estudo a língua japonesa, pensei em fazer uma licenciatura letras-japonês. Conhece algum curso ou pode indicar alguém que esteja fazendo (ou tenha feito) por EaD? Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Oi, obrigada por esclarecer o curso, quero uma dica ou conselho... Passei em enfermagem e vou cursar, mas também já fazia letras, resolvi trancar na federal e continuar pela Estácio , farei os dois cursos , até terminar letras. Você acha o curso muito pesado?como são as provas? Estou com medo de ser extremamente difícil, como foi minha experiencia na graduação oferecida pela UFMT, quero muito terminar o que comecei.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Aline!! Bom, eu particularmente acho muito pesado cursar duas graduações sim.. Entendo também como é uma federal, tenha essa dúvida.. Eu também ficaria.. Mas pensa direitinho, porque enfermagem é um curso com bastante prática e conteúdo para estudar também.. Às vezes vale a pena fazer uma de cada vez, mas você tem que analisar direitinho! Super beijo!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Carlos! Nossa que bom que se interessou em voltar a cursar Letras! Eu não conheço pela Estácio essa licenciatura em Japonês. Pela Estácio só tem Português, Inglês e Espanhol. Aqui no RJ sei que onde tem essas línguas é na UFRJ. Super beijo!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Karina! Nossa, essas coisas pesam muito em nossa decisão, né? Espero que você consiga um emprego em breve!! Vá até a Estácio e vê se consegue um desconto, eles sempre dão desconto.. Se puder ver se tem alguém na sua família que possa te ajudar com as mensalidades enquanto você não começa a trabalhar seria maravilhoso.. Sei que em breve você estará empregada.. Boa sorte!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  26. Josenir Magalhães12 de março de 2018 02:53

    Oi Renata, estou querendo muito fazer o curso de licenciatura em Inglês, pois sempre apreciei o idioma, mas não falo inglês, terei dificuldade no curso?

    ResponderExcluir
  27. Oi, Josenir! Aconselho você a procurar um curso de idiomas numa modalidade mais avançada para conseguir acompanhar a graduação, porque as aulas são em inglês a partir de determinado semestre.
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  28. Oi amei seu blog , gostaria de saber se no curso de letras EAD a gente tem quer ler muitos livros ?

    ResponderExcluir
  29. Oi, Gabriel! Eles não pedem para lermos nada, mas citam em diversos momentos vários livros. Cabe a nós essa tarefa de ler ou não.
    Obrigada pelo carinho!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  30. Renata, primeiramente obrigado por esse blog maravilhoso. Me fez ver o mundo de uma forma mais ampla, estou muito animado e vou fazer Letras - Inglês EAD na Estácio, devido eu ter uma renda baixa e não ter condições de pagar uma faculdade mas está super acessível. Você tirou todas as minhas dúvidas, parabéns continue assim! Aaah e tem como interagir com outros alunos do curso na Estácio?

    ResponderExcluir
  31. Renata, boa tarde! Obrigado pro compartilhar essa experiência, mesmo já fazendo três anos desde a publicação, o conteúdo continua riquíssimo e atual. Já fiz uma graduação em EAD (Análise de Sistemas) e achei ótimo, porém o curso em si era focado em exatas e relação com máquinas.
    Você acha que perdemos muito pela falta de contato diário com professores e colegas num curso de Letras EAD, principalmente numa licenciatura? Como foi sua experiência (visto que agora você já deve ter concluído o curso) ?
    Bjos.

    ResponderExcluir
  32. Obrigada pelo feedback! Sua pergunta vale até um post e que com certeza farei.
    Afinal, ainda não falei minha visão do curso em geral depois de formada.
    Não acho que perdemos em nada em relação com quem faz presencial.
    Beijocas

    ResponderExcluir