quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Livro: Cai o pano - Agatha Christie

IMG_20160116_122428035_HDR

Hoje, trago mais uma resenha da Agatha Christie, a rainha do romance policial. Cai o pano foi o último livro da autora publicado ainda em vida, no ano de 1974 e o último caso de Hercule Poirot. Há quem considere Poirot imortal e ler esse livro torna-se uma tarefa muito difícil.

A história desse livro se passa na mesma cidade onde Poirot desvendou seu primeiro crime, em Styles. Como nesse livro já está velho e muito debilitado, manda chamar o seu amigo Arthur Hastings, que será seus olhos e suas pernas, já que Poirot está na cadeira de rodas. Hastings também estava presente no primeiro caso de Styles e o local é a mesma mansão, que agora funciona como uma pensão.

IMG_20160116_122413792_HDR

A diferença nesse livro é que um crime está prestes a acontecer e Poirot já sabe quem é o assassino. Por isso pede total descrição ao seu amigo e vai lhe contando aos poucos algumas pistas, pois o X (como chamam o assassino) é muito inteligente e não pode suspeitar que desconfiam dele. Em diversos momentos Hastings não sabe muito bem o que Poirot queria dizer com certas dicas e fica irritado pelo amigo não ser mais claro.

Até que o primeiro crime é cometido, mas por sorte não foi fatal. Logo depois acontece mais dois assassinatos e no meio do caminho Poirot morre, deixando o amigo desolado, tendo que continuar as investigações sozinho. Simplesmente achei sensacional a forma que Poirot encerra sua carrega nesse livro. Surpreendente, nunca esperava um final como este.

Ficha Técnica:

Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520923627
Gênero: Romance Policial
Páginas: 224
Ano: 2009
Tradução: Clarice Lispector

3 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade em saber qual foi o último livro da Agatha Christie. Já li alguns e a lógica contida é surpreendente.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, esse é o livro do último caso do Poirot e o último que foi publicado ainda em vida. Depois de sua morte senão me engano ainda foram publicados algumas obras póstumas.. Mas realmente não sei se esse foi o último livro que ela escreveu, devido essas obras que foram publicadas postumamente. Boa ideia, vou dar uma pesquisada nisso. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Moisés Rodrigues de Paula19 de abril de 2016 15:28

    A leitura deste livro é fantástica!!!
    Comecei o gosto por leitura lendo os livros da Rainha do Crime rsrs.
    E até hoje sempre procuro outras leituras dela.
    OBS: Este foi realmente o último publicado (escrito nos anos 40), foi publicado em dezembro de 1975. Portal do Destino foi o último escrito por ela, em 1973.

    ResponderExcluir