quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Livro: Helena - Machado de Assis

IMG_20160221_160148295

A resenha de hoje é mais uma obra de Machado de Assis, Helena. Esse livro comprei na Bienal e já contribuiu para meu amor por Machado crescer. Sei que Helena é um caso de amor e ódio para muitas pessoas, mas eu gostei muito.

Logo no início do livro nos deparamos com a morte do Conselheiro Vale, que após seu enterro, a família que é composta por sua irmã Úrsula e seu filho Estácio, descobrem um segredo através de seu testamento. O conselheiro havia tido uma filha fora do casamento e seu último desejo era que a família a recebesse para morar com eles.

Nem preciso dizer que a irmã do Conselheiro logo se opôs e deixou claro que não gostou nada disso. Já o sobrinho foi imparcial, já que era a vontade de seu pai eles iriam conhecer a nova irmã. Assim, Helena chega a casa da família, uma menina amigável, solicita, bonita e com todas as qualidades que uma moça da época deveria ter.

IMG_20160221_160130925

Aos poucos ela foi conquistando todos, inclusive seu irmão, porém Helena guardava um segredo. O único que sabia desse segredo era o Doutor Camargo, amigo do Conselheiro. Este começa a chantagear Helena, e em troca do seu silêncio a pede que incentive Estácio a casar com sua filha, Eugênia. Nesse meio tempo Helena também fica noiva do amigo de Estácio, o Macedo.

O final dessa história só lendo para saber, mas já posso dizer que conquistou meu coração. Em determinada cena do livro me lembrou "O morro dos ventos uivantes", outro livro que adorei.

Ficha Técnica:

Editora: Ciranda Cultural
ISBN: 9788538003557
Gênero: Literatura Nacional
Páginas: 160
Ano: 2010

Um comentário:

  1. […] O que falar sobre meu querido Machado de Assis, sou muito suspeita para comentar sobre os livros dele porque sou muito fã do autor. Me apaixonei por sua escrita desde o primeiro livro que li e com esse não foi diferente. Aqui conhecemos Helena, a filha bastarda do Comendador Vale que só vem a conhecimento da família através de seu testamento, onde ele descreveu que seu último desejo era que essa filha fosse morar com sua família. Claro que muita coisa acontece com a chegada dessa moça. Você pode conhecer mais sobre a história desse livro AQUI. […]

    ResponderExcluir