sexta-feira, 13 de maio de 2016

Constantes pressões que os estudantes de Letras sentem

661338-o-que-fazer-para-reduzir-o-estresse-dos-estudos-1

Hoje, vou comentar sobre algumas pressões que estudantes de Letras sentem. Esse post foi sugestão de uma leitora muito querida, a Mara. Ela também é estudante do 5º período de Letras, e durante uma troca de e-mails comentou que às vezes é muita pressão que sentimos ao nos denominarmos de futuras professoras de Língua Portuguesa.

O que mais me chamou atenção nesse e-mail é que eu sinto a mesma coisa. É muita pressão (talvez mais psicológica) de falar e escrever tudo corretamente, de nos perguntarem algo sobre como se escreve determinada palavra e sermos obrigados a saber só porque cursamos Letras, entre outras infinidades de possibilidades.

Assim como eu já achava, ela também me relatou sobre o imenso conteúdo abordado em sala de aula, que às vezes parece que é muita coisa e não vamos dar conta de tudo ou até mesmo pensar, será que estou realmente preparada para ensinar à alguém? Em assumir uma turma?

Devido a isso, o estágio é tão importante para os cursos de licenciatura, para vivenciarmos na prática essa experiência e poder nos alisar como futuros professores. Já sobre a questão do conteúdo intenso que parece que não vamos absorver tudo, conversei com uma amiga já formada em Letras que me disse ter passado pela mesma sensação na época da faculdade.

Como sempre conversar com as pessoas é uma troca bem bacana, ela me disse que sentia que era preciso pesquisar mais sobre o assunto, ir além da sala de aula, por isso perguntava aos professores onde podia pesquisar para saber mais, lia e pesquisava muito.

Acredito que muitos alunos de Letras sintam a mesma coisa, que temos tanto que aprender sobre a nossa língua em pouco tempo (3 ou 4 anos de curso de graduaçã0 - licenciatura) e por isso resolvi fazer esse post, para mostrar que vocês não estão sozinhos, mas com muita pesquisa, estudos e dedicação chegamos lá.

Sei que a nossa Língua Portuguesa não é fácil, mas quem disse que seria?

14 comentários:

  1. Obrigada, Renata. Conteúdos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! É verdade, precisamos ir além da sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, minha amiga! Como conversamos agora há pouco, eu também sinto esse "medinho" de enfrentar uma turma pra falar, por exemplo, de orações coordenadas e subordinadas.rsrs Mas tudo em seu tempo, né? Com muito estudo e paciência a gente vai chegar lá! Como sempre um excelente post. bjos

    ResponderExcluir
  4. Sempre ser um audacioso pesquisador!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pricila, com certeza!! Um professor deve está sempre pesquisando e se atualizando. :)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, com certeza! O professor precisa sempre está atualizando e instigando a curiosidade em seus alunos.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Mara, obrigada você pelo carinho!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Então querida Renata, Educação Física também é uma pressão danada. Estou indo para o quero período com aula teórica, aula prática e estágio obrigado... Ufa... Correia. ....

    ResponderExcluir
  9. Olá Renata! Meu nome é Ana, sou da Paraíba, e vou cursar o 3 período de letras em ead, na universidade federal do meu estado! Nossa, o que tenho a falar é que sentir muitas dificuldades no início, assim como você, está já é minha 2 graduação, sou formada em ciências contábeis ( presencial), mas estou gostando bastante desse novo desafio, espero conseguir! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiiii Anaaaaaaaa! UHUUUL, você vai conseguir sim.. Nós vamos conseguir!! Obrigada por compartilhar sua história aqui no blog, sei que não é fácil estudar no EAD e por isso temos que compartilhar bons exemplos, para que as pessoas vejam que tem que estuda e se dedicar sim, mas não é impossível. Conte sempre comigo no que precisar..
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oi Anaa! Espero que goste de estudar a distância e qualquer dúvida estou aqui! Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Ola Renata!

    Sou estudante de Letras/Inglés e estou no meu primeiro semestre. Esta é minha primeira graduação e apenas tenho 17 anos. Tenho muita ansiedade só de pensar que daqui a pouco vou ter que estar na frente de uma turma para fazer meu estágio. Mas os desafios são parte da vida. Beijos, adoro teu blog :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Patríciaaa!! Também tenho muitaaaaaa ansiedade por esse momento, e não vejo a hora de chegar... Pode deixar que vou compartilhar tudo aqui no blog. Está gostando do curso e da modalidade EAD? Qualquer coisa, pode contar comigo.. O que não souber, dou um jeito de procurar saber! hahahah
    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Ol@ Renata!
    Sinto o mesmo sentimento que voce compartilhou nesse post. Imagine em relacao a uma Lingua Estrangeira? No meu caso, Espanhol, as vezes e muita press@o, mas o desejo e que todos nos tenhamos sucesso na nossa carreira de Letras. Tudo que tu compartilhas me faz ficar mais seguro na Estacio-EAD. Abracos!

    ResponderExcluir