terça-feira, 3 de maio de 2016

Livro: A marca de uma lágrima - Pedro Bandeira

img_20160402_124011461

O livro que trago hoje tem muito significado para mim, primeiro por ser sido um livro que marcou várias pessoas, entre elas minha irmã, e segundo por ser um autor que me introduziu à leitura, Pedro Bandeira. Nunca havia lido esse livro em específico, mas já li dois livros do mesmo autor: O grande desafio e A hora da verdade.

A marca de uma lágrima conta a história de Isabel, uma adolescente complexada com o corpo, já que se acha muito gordinha. Seu maior "inimigo" e confidente é o espelho, no decorrer do livro percebemos como ela conversa com o espelho sobre sua aparência e o que acontece em sua vida. Um dia, Isabel recebe o convite de uma tia para o aniversário do filho Cristiano, seu primo, e para não ir sozinha resolve levar sua melhor amiga, Rosana.

Ao chegar na festa se depara com o primo que não o via há tempos, logo percebe o quanto ele cresceu e está bonito. Na primeira troca de olhares e palavras ela se apaixona, mas para sua tristeza, Cristiano escolhe Rosana para uma dança, o que faz com que surja um sentimento entre eles. Depois da festa, Cristiano se aproxima de Isabel, mas não como ela gostaria, mas para que ela sirva de ponte entre ele e a amiga.

Como Isabel é amante da leitura e sempre compõe poesias, ela acaba ditando o namoro entre os amigos. Afinal, Rosana entrega os poemas da amiga como se tivesse sido ela quem escreveu. No decorrer disso, acontece um assassinato na escola em que eles estudavam e Isabel é a única que talvez saiba de alguma coisa.

Essa edição que li traz uma diagramação suave, com uma ilustração e trechos de poemas da Isabel em cada inicio de capítulo. Quero dizer que o livro é muito mais que um romance juvenil, é um alerta sobre os complexos dos adolescentes sobre o próprio corpo, sobre pais negligentes e a que ponto isso tudo pode chegar. Realmente aconselho muito a leitura para quem ainda não conhece, além de ser uma ótima dica de leitura para os jovens.

Ficha Técnica:

Editora: Moderna
ISBN: 8516035409
Gênero: Literatura Juvenil
Páginas: 128
Ano: 2003

Site da autor: http://www.pedrobandeira.com.br/

4 comentários:

  1. Esse livro é lindo, sou apaixonada pelo Pedro. Mas os melhores são os da série dos Karas

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila! Esse livro é lindo mesmo, esse que você citou não conheço.. é do Pedro Bandeira mesmo? Vou procurar depois! Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Amo esse livro. Ganhei da minha prima e na época peguei uma das poesias e dei para um menino da minha escola. Era apaixonada por ele. Hj não tenho mais o livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, minha irmã falava tanto desse livro quando eramos adolescentes, ela amava. Mas na época nunca li, fui ler agora depois de adulta e adorei! Também não tenho o livro, peguei emprestado na biblioteca. Beijocas

    ResponderExcluir