sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Livro: Tempo vida poesia - Carlos Drummond de Andrade

img_20160812_144331039

O livro que indico hoje foi o primeiro livro que leio sobre o Drummond: Tempo vida poesia.

Esse livro não é  propriamente dito uma produção do autor, na verdade, é uma transcrição de um papo radiofônico que acontecia entre Drummond e sua amiga Lya Cavalcanti. Uma série de oito programas que ia ao ar aos domingos na PRA-2, Rádio Ministério da Educação e Cultura que foram compilados nessa obra.

Ao longo dos capítulos que são divididos por temas, podemos conhecer um pouco mais das fases da vida de Drummond, passando desde a infância a vida adulta. A partir disso, sabemos como foi para ele às críticas do famoso poema No meio do caminho, onde foi um capítulo de mágoa em sua vida, já que era muito zombado por isso, logo uma produção escrita aos 21 anos.

img_20160812_144423445

Acompanhamos sua breve trajetória aqui no Rio de Janeiro, mais precisamente em Nova Friburgo, nos dois anos em que estudou no Colégio Anchieta, que também recebe um capítulo especial por ter marcado a vida do autor. Fazemos outra viagem ao tempo com o autor, pois também o acompanhamos em seu retorno à Minas Gerais, sua vida jornalística e seu crescimento na literatura.

Por fim, não podemos esquecer de seu círculo de amizades composta de grandes nomes do cenário brasileiro como Gustavo Capanema, Oswald de Andrade, Aníbal Machado, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário