domingo, 9 de outubro de 2016

10 fatores que auxiliam o professor ao escolher o material didático

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Resolvi trazer esse post para ajudar aos futuros professores de Língua Portuguesa, assim como eu, na hora de escolher o material didático. Essas informações foram passadas na disciplina de Estágio Supervisionado I e achei interessante compartilhar com vocês.

10 fatores que auxiliam o professor ao escolher o material didático:

  • O livro didático trata da variação linguística?
  • O livro didático menciona de algum modo a pluralidade de de línguas existentes no Brasil?
  • O tratamento se limita às variedades rurais e/ou regionais?
  • O livro didático apresenta características das variedades prestigiadas (falantes urbanos, escolarizados)?
  • O livro didático separa a norma padrão da norma culta (variedades prestigiadas) ou continua confundindo a norma padrão com uma variedade real da língua?
  • O tratamento da variação no livro didático fica limitado ao sotaque e léxico ou também aborda fenômenos gramaticais?
  • O livro didático mostra coerência entre o que diz nos capítulos dedicados à variação linguística e o tratamento que dá aos fatos de gramática? Ou continua, nas outras seções, a tratar do certo e do errado?
  • O livro didático explicita que também existe variação entre fala e escrita ou apresenta a escrita como homogenia e a fala como lugar do erro?
  • O livro didático aborda o fenômeno da mudança linguística? Como?
  • O livro didático apresenta a variação linguística somente para dizer que, o que vale mesmo, no fim das contas, é a norma padrão?
Os livros didáticos deveriam abranger:

  • Língua falada e escrita

  • Variações linguísticas

  • Diversidade de gêneros textuais

  • Compreensão e produção textual

  • Processos de argumentação

  • Organização estrutural da língua

  • História da língua

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