terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O que estudamos em cada disciplina do 4º período de Letras?

letras

Olá, pessoal! Como mais um semestre chegou ao fim, hoje venho falar um pouco sobre o que estudamos em cada disciplina desse 4º período de Letras. Esse post demorou um pouco para sair porque fiz 9 disciplinas esse semestre e ia demorar a descrever tudo isso em um único post.

LITERATURA HISPANO-AMERICANA

Começamos a estudar sobre a Literatura da Conquista com Colombo e Hernán Cortés, depois passamos pelo Barroco hispano-americano (onde vimos o teatro hispano-americano). Vimos também a poesia de Andrés Bello no romantismo gauchesco, que foi um movimento realista. Conhecemos mais sobre as características estéticas de José Martí e Rúben Darío. Estudamos a prosa modernista com Rodó,  Horácio Quiroga e a poesia de Gabriela Mistral (pós-modernismo). Passamos pelos movimentos de vanguarda e conhecemos as poesias de Jorge Luis Borges e Nicolás Guillén. Não posso deixar de mencionar que tivemos uma aula dedicada a poesia de Pablo Neruda. Aliás, adorei essa disciplina e por conhecer tantos autores fantásticos que ainda não conhecia.

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Como o próprio nome já diz, estudamos os processos de fonética e fonologia da nossa língua. A fonética estuda os dons da fala, como os sons são produzidos por cada órgão do aparelho fonador, já a fonologia estuda o sistema sonoro de um idioma. Ela se preocupa em como eles se organizam dentro de uma língua. Vimos desde a transcrição fonética das palavras, como o alfabeto fonético internacional. Estudamos a estrutura da sílaba, dígrafos, ditongo, tritongo e hiato, a diferença de letra e fonema, entre outros.

PRODUÇÃO TEXTUAL II

Uma das disciplinas mais gostosas desse semestre! Aqui estudamos basicamente sobre os cinco tipos textuais: a narração, a descrição, a injunção, a exposição (dissertação) e argumentação. Ao contrário do que muita gente pensa, nessa disciplina (tanto Produção Textual I e II) não produzimos textos, mas sim aprendemos a montar sua estrutura, como um bom texto de ser, o que deve ter, como escrever de acordo com o tipo textual pedido. Só lembrando, tipo textual é diferente de gênero textual.

LINGUÍSTICA II

Quem me acompanha pelas redes sociais acha que já reparou meu amor pela Linguística. Durante essa disciplina estudamos a Linguística e suas correntes teóricas, com Chomsky e Labov. Vimos também o Gerativismo com Chomsky como principal nome e o Behaviorismo com Skinner e vamos ver as diferenças entre elas. Estudamos também sobre a aquisição da linguagem, a sociolinguística (que visa estudar o porquê há uma variação e mudanças na mesma língua).

LITERATURA BRASILEIRA I

Nessa disciplina vamos estudar a periodização literária, a história da literatura brasileira e a contribuição jesuítica. Vimos desde os ecos do Barroco, como a poesia inaugural de Bento Teixeira, a parenética (sermão) de Antonio Vieira e a irreverência e contradição de Gregório de Matos. Passamos também pelo Neoclassicismo, mais conhecido como Arcadismo, onde estudamos sobre Cláudio Manuel da Costa e Basílio da Gama até chegar ao Romantismo.

TEORIA DA LITERATURA II

Essa disciplina foi uma das mais difíceis para mim, pois achei muito extensa e complexa. Nela vimos as poéticas clássicas e perspectivas romântica, o positivismo e determinismo na crítica literária, o biografismo e o impressionismo crítico, o formalismo russo, análise de poemas e de prosa e o New Criticism (falácia intencional e falácia afetiva). Vimos também sobre o Afrânio Coutinho e a nova crítica, assim como a Escola de Frankfurt, passando pelo conceito de Indústria Cultural.

SINTAXE DO PORTUGUÊS I 

Chegamos a disciplina mais esperada pelos alunos do curso de Letras, onde vamos tratar da nossa linda gramática da Língua Portuguesa. Em Sintaxe 1 estudamos somente os termos da oração do PERÍODO SIMPLES. Isso significa que vamos estudar sobre os tipos de sintagma, noções de frase, oração e período, a função sintática do sujeito, o predicado (complementos e os tipos de objetos), agente da passiva e predicativo, complemento nominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo. Sem esquecer que também vimos sobre concordância nominal e verbal e regência verbal e nominal.
**ATENÇÃO: A faculdade já parte do princípio que você já conhece isso tudo, então ela te relembrar os conceitos e aprofunda-se no conteúdo. Por isso, aconselho vocês a estudarem previamente.

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Outra disciplina que foi super gostosa de estudar, vimos as relações entre a linguística, linguagem e a gramática, assim como a contribuição da sociolinguística no ensino da Língua Portuguesa. Estudamos também sobre a linguística e os parâmetros curriculares nacionais, descrição gramatical, pesquisa linguística e o ensino da Língua Portuguesa (pronomes, produção de textos, leitura na escola e letramento).

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO PORTUGUÊS I

Na disciplina de estágio possui as 10 aulas e fóruns para responder, porém não temos exercícios no fim de cada aula e nem provas. O que vai contar como nota são as fichas e relatório de estágio (o que já é bastante coisa). Atente-se com o prazo, pois existe data limite para enviar as fichas, relatórios e a declaração da escola que você fez o estágio, onde diz que você cumpriu a carga horária do estágio (já tem um post aqui no blog ensinando como enviar esses arquivos:  https://goo.gl/e4tCzu). Apesar de não ter exercícios e provas, acho importante assistir as aulas, pois elas podem auxiliar ao escrever o seu relatório do estágio, já que ela dá dicas como a de formatação do trabalho de acordo com as normas da ABNT, a escola como espaço social, como analisar livros didáticos, instrumentos de avaliações, entre outros.

6 comentários:

  1. Renaataa, preciso falar com você! estou com muitas dúvidas sobre o curso ead letras, você pode por favor entrar em contato comigo? email: mariafranca.mcf@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, leu meu e-mail respondendo suas dúvidas? Espero que tenha te esclarecido certinho.
    Qualquer coisa, só falar.
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata. Eu comecei a cursar Letras. Fiz 2 semestres. Larguei tanto pela gravidez tanto porque não tava curtindo muito. Meu foco é literatura, mas o foco da faculdade é licenciatura, ai não rolou pra mim.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi Larrisa, apesar do foco da faculdade ser licenciatura temos muitas disciplinas de literatura. Vê se o bacharelado te atende.. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula Campos19 de maio de 2017 17:06

    Sou apaixonada por português, estou no 4º periodo de Letras.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Paula, que bom que você está apaixonada pela nossa Língua Portuguesa. Eu estou no 5º período e a cada dia sou mais encantada e apaixonada por essa carreira tão linda! Beijocas

    ResponderExcluir