terça-feira, 4 de abril de 2017

Tudo sobre as horas complementares


Olá, pessoal! Ultimamente tenho recebido muitos comentários sobre as horas complementares. Com isso, pude notar que nunca abordei esse assunto aqui no blog, então é a hora.

O que são horas complementares? 

Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) ou horas complementares têm como objetivo qualificar o aluno e desenvolver de forma complementar, nos futuros profissionais, competências bastante procuradas pelo mercado.

Alguns cursos possuem uma quantidade de horas mínimas de AAC obrigatórias para concluir o seu curso. Sugiro que você veja na sua grade curricular.

ATENÇÃO: Você pode passar da quantidade de horas exigidas pela universidade, mas NUNCA ter horas a menos até o fim do seu curso. Concluindo, você tem a duração do seu curso todo (seja qual for a duração do seu curso) para você a quantidade obrigatória de horas, caso contrário, você NÃO se forma.

Na Estácio (não posso falar por outras universidades), ela aceita cursos complementares de outras áreas que não seja do seu curso. Eu por exemplo faço Letras Português e eles aceitaram curso sobre previdência que fiz no site da FVG Online.

Sempre me perguntam também se a faculdade aceitaria um único certificado de 100h ou com a carga horária total do curso. Essa pergunta realmente não sei responder, mas acredito que talvez sim, você tem que tentar para saber.

COMO ENVIAR OS CERTIFICADOS DOS CURSOS EXTRAS PARA COMPUTAR AS HORAS?

Aconselho vocês irem fazendo aos poucos os cursos e terem uma pasta do computador de vocês só para salvar esses certificados. Afinal, para enviarmos esses certificados tem que ser dentro de um prazo que está disponibilizado no calendário acadêmico de cada semestre.

Pode ser que você já tenha vários certificados e o período para o lançamento dos certificados para as horas complementares ainda não esteja aberto.

Quando estiver dentro desse período, vocês terão que abrir um requerimento no SIA de LANÇAMENTO DE HORAS COMPLEMENTARES. Depois é só esperar que eles vão analisar e vão lançar suas horas, normalmente o requerimento pede tem um prazo de 30 dias para ser deferido.

ONDE PODEMOS FAZER CURSOS GRÁTIS PARA AS HORAS COMPLEMENTARES?

Na própria internet vocês conseguem ter essa resposta, só que a maioria é pago ou dizem ser "gratis", mas você tem que pagar para emitir o certificado (mesmo ele sendo em PDF).

Já vou adiantando que não conheço muitos sites que disponibilizam cursos 100% realmente grátis, mas indico o FVG Online e o LearnCafe.

CURSOS GRÁTIS DE 5H NA PRÓPRIA PLATAFORMA DA ESTÁCIO

Para quem não sabe, dentro da própria plataforma da Estácio tem como fazermos cursinhos pequenos de 5h. Basta acessar o botão que indico abaixo que você será direcionado para outra página. Você terá que fazer login com seu número de matrícula e senha novamente e pronto, só fazer os cursinhos disponíveis ali. No meu não aparece nenhum curso, pois já fiz todos.



Para finalizar, vou deixar o link do regulamento sobre as horas complementares: https://goo.gl/k0EtSL

33 comentários:

  1. Eu não tinha conhecimento sobre esses cursos valendo horas AAC na plataforma da Estácio. Valeu pela dica Renata!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post como sempre, obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Noêmia Dill Saletto5 de abril de 2017 09:44

    Olá, Renata!
    Vc elucidou algumas dúvidas que eu tinha sobre AAC, obrigada! Mas ainda não ficou bem claro pra mim: eu tenho o curso todo, no meu caso 4 anos - Ciências Contábeis, para fazer as AAC, ou são cobradas um número determinado de horas a cada semestre? Comecei agora e estou correndo com as matérias, sem tempo pra AAC e estou preocupada com isso. Grata.

    ResponderExcluir
  4. Oi Noêmia!! Isso mesmo, você tem os 4 anos do curso de Ciências Contábeis para fazer as suas AAC e atingir a quantidade que seu curso pede. Você pode fazer mais horas do que pedido pela faculdade, só não pode fazer a menos.
    Espero que tenha te esclarecido. Qualquer dúvida, só falar.
    Fico feliz que esteja gostando do blog!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia, obrigada pelo carinho!! Você está sempre por aqui e fico muito feliz por isso! :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Pauloo! Que bom que te ajudei!! Depois me diga o que achou desses cursinhos.. Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata! Eu fiz um desses cursos da plataforma da Estácio logo no dia que vi o seu post e salvei um bocado de horas, achei tranquilo, se prestar bem atenção dá para responder a avaliação final e conseguir ter essas horas.
    Eu fiz o módulo Estácio Acredita II e inclusive já constam na minha agenda de atividades as horas referentes ao curso.
    Beijo e obrigado pela dica!!!

    ResponderExcluir
  8. Oiii Pauloo!! Que bomm que te ajudei.. Adoro quando vocês me dão esses feedback!
    Esses cursinhos dentro da própria plataforma da Estácio são até fáceis, né? Consegui responder as perguntas sem assistir os vídeos..rs
    Que bom que suas horas já constam no sistema! Muito bom saber disso..
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Renata!
    Os cursos são bem fáceis mesmo, tranquilo para responder, agora só faltam 31 horas para completar as 200 que tenho que ter até o final do curso. Estava bem preocupado com essas horas AAC, mas você me fez ver a luz no fim do túnel rsrs.
    Beijo! ;)

    ResponderExcluir
  10. Os certificados devem ser enviados todos de uma vez ou preciso abrir um requerimento pra cada? Vc sabe se eles aceitam certificados de cursos feitos antes, tipo tenho um certificado de 2014, mas só comecei a faculdade ano passado

    ResponderExcluir
  11. Noêmia Dill Saletto24 de abril de 2017 07:02

    Oi, Renata! Estou mais tranquila agora em relação as AAC. Já consegui 80h fazendo os cursinhos que valem 5h cada na plataforma da Estácio. Tem mais 3 que vou fazer, que valem 30h cada, que são os "Estácio Acredita". Também já me inscrevi em 2 cursos no meu Campus...assim vou fazendo até o final.Obrigada por compartilhar suas experiências e dicas! Bjo grande!

    ResponderExcluir
  12. Nossa Noêmia, que maravilhaaaaaaa!! :D
    Fico feliz que tenha aproveitado esses cursinhos!
    Já dá um adianto nessas horas que temos que cumprir, né?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Oi Dany, acho que dá para enviar mais de um certificado em um único requerimento. Mas se você quiser abrir um requerimento para cada certificado, fica a seu critério! Sobre os certificados com data anterior a começarmos a faculdade, realmente não sei se eles aceitam, você teria que anexar para ver. Qualquer coisa, eles vão reprovar seu requerimento, nada a mais. Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Oi Paulooo! Que maravilhaaa, fico feliz que você tenha aproveitado e gostado das dicas.
    Espero que você consiga atingir logo as 200h, assim é menos uma preocupação na cabeça.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Olá Renata! ameii seu blog... tinha algumas dúvidas sobre as atividades complementares e aos certificados, posso ir fazendo os cursos e e no final os certificados vão estar disponíveis?

    ResponderExcluir
  16. Olá! gostei do seu blog, tirei algumas dúvidas minha :)
    podemos fazer as atividades complementares normalmente, independente de tempo e no final os certificados vão estar sempre disponíveis??

    ResponderExcluir
  17. OIii Yohanna! Adorei seu blog e já estou seguindo!
    As atividades complementares você pode fazer quando puder, mas tem o prazo limite até o fim do seu curso.
    Se você fizer os "cursinhos" disponíveis na Estácio, assim que você terminar dentro de um mês eles já lançam suas horas no SIA.
    Se você fizer cursos fora da Estácio, como em sites online, quando você tiver com os certificados, tem que abrir um requerimento para a Estácio lançar essas horas.

    ResponderExcluir
  18. ja' fiz todas as complementares no primeiro semestre e também um cursinho da plataforma parceira sobre o desenvolvimento do neném, pelo que abri requerimento e lanzaram horas

    ResponderExcluir
  19. Lerean Moara Torquato dos Santos Lopes28 de agosto de 2017 12:48

    boa tarde Renata, seu post tirou muitas duvidas e me ajudou bastante, só fiquei em dúvida sobre os sites que vc indicou como o FGV online, quando eu fui fazer meu cadastro apareceu o termos e condições e lá diz que eles não emitem certificado somente uma declaração de participação, a Estacio tambem aceita essa declaração?

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lerean! Acho que aceitam sim.. Tenta anexar.. Eu recebi tipo um certificado.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Para quem está precisando de horas, essa dica da Renata é maravilhosa! Os cursos da plataforma da estácio ajudam demais!! Tentem fazer os 3 módulos "Estácio Acredita", cada um vale 30h!! Assistindo aos vídeos que tem dentro dos módulos, você consegue responder às perguntas do final (são 20 perguntas!) e as horas já vão computadas no SIA em aproximadamente 24-48h.

    ResponderExcluir
  22. Daniel Boasquevisque das Chagas16 de janeiro de 2018 05:21

    Oi Renata.
    Sabe se estágio e/ou os cursos da Udemy também contam como horas AAC?

    ResponderExcluir
  23. Oi, Daniel.. Acredito que sim.. O importante é ter certificado, mesmo sendo em PDF.
    Mas não sei te informar porque nunca fiz neste site.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Elizabeth Fernandes20 de março de 2018 13:15

    Agradeço os esclarecimentos e a dica do site LearnCafe. Estou gostando. So far so good!(até agora tudo bem!)

    ResponderExcluir
  25. Que bom que esteja usufruindo de uma dica aqui do blog.. Beijos

    ResponderExcluir
  26. […] HORAS COMPLEMENTARES – Cada curso também exige uma carga horária e você tem até o fim da graduação para obter essas horas. No meu caso, no curso de Letras, foram 200 horas complementares. Você pode fazer cursos on-line ou presenciais, palestras, eventos etc. (não esqueça do certificado ou algo que comprove que você fez essas atividades para você anexar na faculdade). Já fiz um post sobre as horas complementares e você pode acessar AQUI. […]

    ResponderExcluir
  27. Renata Cunha
    estou tendo dificuldades para encontrar dentro do site esse mini cursos ?
    preciso muito de horas...

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, Renata. Venho por meio deste comentário elogiar a forma pela qual você passou as informações sobre as AAC, agradeço muito. Além disso, gostaria de saber se esses cursos são realmente ministrados de forma gratuita pois não vi nenhuma informação no site de que são mesmo gratuitos. Grato desde já.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Paulo! Todos esses cursos que falei no site são gratuitos. Tenho mais indicações de cursos grátis, em breve farei um post. Muito obrigada pelo carinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. sabe me responder ! eu e minha irmã iniciamos a faculdade de direito juntas mesma grade mesma sala kkkk, fizemos 2 cursos online para validar accs lançamos no sistema, cursos iguais porém na hora de validar pra se formar os cursos às horas dos cursos dela validou e pra mim não aí ela se formou e eu nao! eram mesmos cursos fizemos juntas o q devo fazer? uma ação uma reclamação?

    ResponderExcluir
  31. Oi, Maristela! Nossa, que situação! Acho que você tem que abrir um requerimento reclamando disso.. E até ir na faculdade conversar com seu coordenador pessoalmente. Sinceramente, nunca vi disso.. Tinha que aceitar para as duas, né?
    Espero que consiga reaver isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá professora Renata!
    Obrigado pelas informações e dicas e parabéns pelo blog.
    Iniciei o curso na Universidade Estácio de Sá há algumas semanas e ainda estou me situando, na verdade bastante perdido...rs
    Estava com dúvidas justamente sobre as horas AAC e você muito esclareceu a respeito.
    Um sonoro abraço!

    ResponderExcluir