sexta-feira, 28 de julho de 2017

Livro: A língua de Eulália - Marcos Bagno


O livro que indico hoje é obrigatório para todos os alunos do curso de Letras e curiosos da área: A língua de Eulália, de Marcos Bagno. O livro retrata o preconceito linguístico de uma forma bem descontraída. O autor é professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB e doutor em filologia e língua portuguesa pela USP.


Escritor com diversos prêmios e mais de 30 títulos publicados entre literatura e obras técnico-didáticas. Atua mais especificamente na área de sociolinguística e literatura infanto-juvenil, bem como questões pedagógicas sobre o ensino de português no Brasil.

Em A língua de Eulália temos três amigas universitárias Vera, Sílvia e a Emília que vão passar as férias na chácara da Irene, que é linguista e tia da Vera. Lá conhecem Eulália a empregada de Irene que fala um português "errado". As meninas logo percebem essa diferença linguística e Irene as explica que Eulália não fala errado e sim um português não-padrão (PNP).

Durante as férias, elas resolvem fazer um mini curso com Irene sobre as questões linguísticas. O livro é muito gostoso de ler, e durante a leitura vamos observando os questionamentos das meninas e suas descobertas. Nós, os leitores também nos deparamos com fatos interessantes!

Assim, as férias se tornaram inesquecível para todas!

Onde comprar o livro: AMAZON

Blog do autor Marcos Bagno: https://marcosbagno.wordpress.com/

2 comentários: