domingo, 23 de julho de 2017

O que estudamos em cada disciplina do 5º período de Letras?


Como mais um semestre chegou ao fim, venho falar um pouco sobre o que estudamos em cada disciplina desse 5º período de Letras.

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA:

Aprendemos o que é o SINAES (que avalia as instituições de ensino, os cursos e estudantes). Também retomamos alguns conceitos de cultura, arte, filosofia, educação ambiental, entre outros. Fizemos reflexões de assuntos necessários ao curso de Letras na universidade (leitura e escrita, o papel do professor, gramática), assim como o mercado de trabalho.

LITERATURA BRASILEIRA II:

Começamos com os romances de José de Alencar, passando pela poesia de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e o Condoreirismo de Castro Alves. Depois passamos para o Realismo com Aluísio Azevedo, o Parnasianismo e o Simbolismo até chegar ao grande Machado de Assis.

SINTAXE II:

Nesta disciplina estudamos toda a sintaxe do período composto que se divide em subordinação e coordenação. Também vimos a Colocação Pronominal.

TEORIA DA LITERATURA III:

Confesso que essas disciplinas de Teoria da Literatura são as que tenho mais dificuldade. Aqui estudamos a consciência estrutural de Saussure e Levi-Strauss, a análise estrutural e semiológica em Roland Barthes, a estética da recepção, a sociedade do espetáculo, o pós-estruturalismo, entre outros.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II:

A disciplina de estágio possui as 10 aulas e fóruns para responder, porém não temos exercícios no fim de cada aula e nem provas. O que vai contar como nota são as fichas e relatório de estágio (o que já é bastante coisa). Atente-se com o prazo, pois existe data limite para enviar as fichas, relatórios e a declaração da escola que você fez o estágio, onde diz que você cumpriu a carga horária do estágio (já tem um post aqui no blog ensinando como enviar esses arquivos:  https://goo.gl/e4tCzu).

LITERATURA COMPARADA:

Aprendemos o conceito de comparação e o nascimento da literatura comparada. Estudamos também alguns aspectos da literatura comparada (escola francesa, escola americana e escola soviética), a construção do conceito de intertextualidade. Percorremos em solos brasileiros estudando a história da literatura comparada aqui no Brasil e também vimos o conceito de estudos culturais.

LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

Quero deixar registrado que adorei essa disciplina. Aqui estudamos o conceito de proprium da África, a colonização, resistência e o papel do escritor africano. Vimos também as literaturas Angolana, Cabo-Verdiana, Guineense, Moçambicana e a de São-Tomense.

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES: (ELETIVA)

Aprendemos mais sobre o impacto cultural de contato entre os europeus e os índios no século XVI, as novas discussões sobre o apresamento indígena, a mão de obra indígena e africana junto com formação do sistema escravista. Vimos também a resistência à escravidão e a questão da religiosidade. As teorias raciais e interpretações sobre o Brasil e a questão da mestiçagem também foram abordadas.
______________________________________________________________________________



6 comentários:

  1. Bom dia! Renata, você saberia explicar-me sobre as disciplinas mínimas eletivas? Sei que preciso completar um número x de créditos, mas não sei a quantidade. Caso ensine como puxar essas disciplinas no Sia, ficarei muito grato.
    Grato

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriano! Lá na sua grade curricular tem o número de horas obrigatórias da eletiva que você tem que cursar.
    Só expandir a grade curricular toda. No meu curso são necessárias 44h de eletiva, ou seja, isso corresponde a 1 disciplina.
    Espero que tenha te ajudado, qualquer coisa só mandar outro comentário!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Renata, eu adorei seu blog! Eu vou transferir minha matrícula para a Estácio neste semestre e realmente precisava de algumas informações. Uma dúvida: O curso conta com o apoio de vídeos em todos os períodos e matérias? Eu tranquei meu curso porque a universidade somente forneceu vídeos no primeiro período. Nos demais, apenas apostilas em PDF, nem ao menos uma apresentação por slide... Enfim, eu procurei saber sobre a Estácio e me falaram muito bem. Eu estava querendo o curso de português e espanhol, mas vi que são distintos. Agora estou em dúvida se volto no curso de Português, pois fazia Português e Literaturas na modalidade EAD da Universo e faço a pós em espanhol, ou se mudo logo para o espanhol.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Juliana!!!!!
    A Estácio tem vídeo em todos os períodos simmm!! E além disso, para todas aulas aulas das disciplinas!
    O EAD da Estácio você escolhe apenas 1 habilitação: português, inglês ou espanhol!
    Gosto muito do EAD da Estácio e recomendo para todos!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, Renata! Seu blog vai me ajudar muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Juliana!!! Que ótimooooooooo! Fico feliz que tenha gostado do blog!
    Beijocas

    ResponderExcluir