sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Livro: Ao professor, com o meu carinho - Rubem Alves


Ao professor, com meu carinho é um livro de Rubem Alves e a indicação de leitura de hoje. Rubem Alves foi psicanalista, educador, teólogo, escritor e ex-pastor presbiteriano brasileiro.


É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A leitura desse livro é super gostosa e rápida, visto que o livro tem 70 páginas. Ele inicia o livro abordando os perigos da leitura e como as escolas o fazem, muitas vezes traumatizando os alunos. O aluno ser obrigado a ler determinado livro e falar sobre ele, isso faz com que o aluno perca sua capacidade de pensar.
"E, no entanto, eu me daria por feliz se as nossas escolas ensinassem uma única coisa: o prazer de ler!"

Ele também discute sobre as formas de pensar e critica os vestibulares brasileiros, afirmando que deveriam ser abolidos. O processo seletivo das universidades americanas é citado como um modelo, onde é analisado todo o histórico escolar do aluno e não uma única prova como acontece no Brasil.
“O pensamento é como a águia que só alça voo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isto existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.”



Onde comprar o livro: AMAZON

Site do Instituto Rubem Alves: http://www.institutorubemalves.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário