terça-feira, 26 de setembro de 2017

Procedimentos para estagiar numa escola estadual


Como esse último estágio preferencialmente é em EJA (Educação de Jovens e Adultos), resolvi fazer em escola da rede pública. O primeiro passo foi procurar as escolas que ofereciam essa modalidade, pois as escolas têm o ensino regular à noite também.

Aqui na minha cidade dois colégios que oferecem o NEJA (como é chamado no Estado - Núcleo de Ensino de Jovens e Adultos): o Colégio Estadual Edmundo Bittencourt e o Colégio Estadual Euclides da Cunha. Não fiz na rede municipal, pois a Estácio não tem convênio com a prefeitura onde moro.

Após isso, tem que pegar a autorização lá na Secretaria Estadual de Educação (aqui no Estado do RJ é a SEEDUC e suas regionais). Verifique qual a regional atende a sua cidade, no meu caso, quem responde por Teresópolis é a unidade de Petrópolis. Eles pediram para eu comparecer lá com os seguintes documentos: Carta de Apresentação do Estagiário, cópia do RG e CPF.

Depois que preencher um papel com seus dados, dados da escola e faculdade, eles te darão a autorização para começar a frequentar a escola. Uma das vias do termo de responsabilidade (aquele com três vias) fica na SEEDUC, ou seja, uma via fica com você, a segunda na faculdade e a terceira na SEEDUC.

Um comentário:

  1. olà Renata, meu estàgio està sendo tudo numa escola estadual (sendo o meu curso letras espanhol, as municipais nao oferecem a disciplina espanhol e na minha cidade parece que so as estaduais aceitam estagiàrios, as escolas particulares ou nao aceitam ou nao possuem a carga horària, até onde foi). A escola estadual para mim foi a melhor escolha, graças a Deus tem boa organizaçao e muitas atividades para participar e cumprir. O colègio è muito procurado por pais e alunos. A SEEDUC de aqui exige que a primeira assinatura seja da faculdade, so depois da faculdade assinar a SEEDUC pode e so depois a escola pode assinar. assim funciona, para quem nao saiba. Pelo menos, essa è a regra na minha area. E a terceira etapa (acabo de finalizar a segunda) quero faze-la no mesmo colégio porque là garantizaram minha vaga. So me preocupa o calendàrio do meu pròximo periodo, diz que as aulas so começarao dia 8 de março, muito tarde, em quanto a renovaçao de matrìcula è dia 22 de janeiro. so espero que disponibilizem o termo de compromisso pelo menos porque tendo 154 horas na terceira etapa quero começar estagiar em fevereiro...mas sem termo de compromisso è impossìvel. ou melhor, o primeiro dia de estàgio deve coincidir pelo mais cedo, com o primeiro dia de aulas? Me parece que sim entao so poderei começar dia 8 de março, mas se eles disponibilizam no acervo o termo de compromisso me mobilizo antes...ou bem melhor eles mudar esse calendàrio que no 2018 parece estranho...

    ResponderExcluir