terça-feira, 6 de novembro de 2018

Proposta de redação Enem 2018



Olá, pessoal! Aconteceu a 1ª fase do Enem e o tema da redação este ano foi: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. O tema intimidou alguns candidatos, mas que fique claro que não era para falar somente de fake news.

Os alunos ficaram confusos e acabaram dissertando sobre as notícias falsas. Contudo, temos que ficar atentos a todas as palavras que são compostas o tema, no caso o pulo do gato era: MANIPULAÇÃO. Então, o certo era para comentar sobre a manipulação do comportamento dos usuários (nós, internautas) de acordo com os dados que colocamos e estamos expostos na internet.

Ou seja, o aluno tinha que argumentar sobre como se dá e quais as preocupações que nós usuários temos que ter ao acessar à internet, a buscar uma informação no Google, ao colocar nossos dados em cadastros on-line. Além disso, como tudo isso influência nos indexadores das páginas de busca. Cada vez mais aplicativos estão inteligentes e nos sugerem músicas, filmes, entre outras atividades de acordo com nosso perfil de uso.

Sem contar que você tem que ficar atento as informações que os textos motivadores trazem, pois eles dão o norte ao que vamos escrever. Em nenhum momento, esses textos abordaram sobre fake news. A maioria dos usuários não sabem, mas por trás desse mundo da internet, existem algoritmos que fazem com que nossas buscas e perfil de uso sejam repassado para esses aplicativos.

A proposta de intervenção para este tema fica um pouco mais complicada, mas você poderia colocar a conscientização por parte dos usuários e detalhar mais como isso deveria ser feito. Que o Ministério da Educação (MEC) poderia fazer algo para conscientizar desde as crianças, pois esse público já usa a rede etc.

Enfim, o que vocês acharam sobre o tema? E quem fez como argumentou sua redação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário